Acompanhamento pós cirúrgico

O crescente número de cirurgias bariátricas realizadas nos últimos anos, tem possibilitado a verificação de resultados diretamente relacionados com a melhora dos aspectos emocionais dos pacientes.

No acompanhamento dos pacientes cirurgiados, vemos que os resultados da cirurgia bariátrica não se restringem à resolução da perda do peso e das doenças decorrentes. Mudanças psicológicas significativas são observadas como resultantes das rápidas mudanças corporais vivenciadas após a cirurgia.

O corpo, que toma formas e proporções rapidamente modificadas, gera novas condições ao paciente de se olhar e de se considerar após a cirurgia bariátrica.

Essa nova condição tem exigências que contam com a motivação do paciente bariátrico para o desenvolvimento de um estilo de vida diferente. O paciente passa a ter que tratar seu corpo, pacientemente, frente as mudanças que se sucedem rapidamente, aprendendo novos hábitos de vida e diante do que costuma se referir: “tenho uma vida nova”.

Observa-se que essa “nova vida” com um corpo emagrecido, oportuniza-lhe olhar-se por inteiro(cabeça,tronco e membros), fazer novos projetos de vida, socializar e refazer sua auto-estima, passando a atuar positivamente sobre si mesmo. Após a cirurgia bariátrica, transcorrem transformações no corpo do paciente que o levam a buscar o acompanhamento da equipe cirúrgica para auxiliá-lo na aquisição e manutenção dos resultados da cirurgia.

A crescente perda de peso, que resulta na transformação corporal, age sobre a imagem corporal que o paciente tem internalizada de si mesmo. A reconstrução da imagem corporal exigirá um longo período para reformulação.

Ao reconhecimento de sua nova imagem corporal, o paciente bariátrico apresentasse como um novo ser, adaptado à sua nova condição de vida pós-cirúrgica e capacitado a controlar seu peso.

Portanto, para o paciente de cirurgia bariátrica alcançar e usufruir inteiramente esses resultados da cirurgia, para melhora de sua qualidade de vida emocional e clinica, será necessário que tenha capacidade de aderir inteiramente às exigências do tratamento.

O tratamento da cirurgia bariátrica pode ser compreendido por três momentos fundamentais, momentos esses que requerem um valioso empenho do paciente junto à equipe multidisciplinar.

Num primeiro momento, o paciente candidato à cirurgia, deverá estar disposto a fazer as avaliações solicitadas: clínica, psicológica e nutricional junto à equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Uma vez avaliado e preparado pela equipe, ele estará liberado para o encaminhamento cirúrgico.

O pós-operatório, segundo momento da cirurgia bariátrica, considerado delicado pelos cuidados exigidos é de grande impacto. O paciente se sentirá testado em sua capacidade de se manter motivado para aderir às exigências do tratamento, que serão as dietas líquidas e demais restrições alimentares. Será fundamental,nesse momento, a capacidade do paciente bariátrico de se vincular à equipe de cirurgia para seguir as orientações sobre cuidados necessários e mudanças alimentares obrigatórias do período, para seu bem estar e adaptação futura.

Quando já transcorridos alguns meses, podemos denominar o terceiro momento da cirurgia bariátrica como aquele que o paciente já encontra-se adaptado aos novos hábitos alimentares e processando as mudanças emocionais decorrentes.

Nesse momento, algumas condições pré-mórbidas do paciente costumam exigir novos esforços emocionais e comportamentais.

As necessárias mudanças no estilo de vida, após a cirurgia, é fator que, quando rejeitado pelo paciente, podem representar problemáticas emocionais antigas a interferir novamente sobre o seu pensamento.

Desordens na perda de peso e variações do comportamento requerem atenção e interação do paciente junto à equipe multidisciplinar em qualquer momento após a cirurgia bariátrica.

A adesão ao tratamento garantirá as condições para paciente cirurgiado bariátrico manter o controle que sua doença exige.

A interação e o diálogo são o maior aliado do tratamento da cirurgia bariátrica.