i

A Gastroplastia Endoscópica já é uma realidade na Paraíba e o Centro de Tratamento Multidisciplinar da Obesidade, CTMO/PB em parceria com a Endovídeo e Hospital Nossa Senhora das Neves está à frente realizando cirurgias com bons resultados.

O novo método de redução do estômago, já aprovado pela Anvisa no Brasil, permite procedimentos cirúrgicos endoscópicos avançados, sem cortes e menos invasivos para o paciente. Na Paraíba,quem capitaneia o novo procedimento é o médico Eduardo Franca, membro da equipe CTMO/PB.

Segundo pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em janeiro deste ano, os índices relativos à saúde em João Pessoa estão preocupantes porque a cidade está em quarto lugar entre as capitais com mais obesos no país, com 20,2%, perdendo para Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP) e Manaus (AM), que ocupa a primeira posição. Palmas e Distrito Federal têm o menor percentual, de 13,4%.

Pacientes com sobrepeso ou obesidade moderada, com IMC acima de 30, podem tratar o excesso de peso com essa nova técnica de redução de estômago aprovada recentemente no Brasil. A Gastroplastia Endoscópica é um procedimento realizado via endoscopia que reduz o tamanho do estômago para cerca de 60%, promovendo a saciedade. A perda de peso estimada no período de um ano é de 20% a 25% do peso original.

O Centro de Tratamento Multidisciplinar da Obesidade, CTMO/PB tem assumido a liderança no cuidado em trazer novas tecnologias e métodos para o tratamento desta doença que tem apresentado números alarmantes no estado e no país. A equipe, conta ainda, com profissionais renomados e capacitados que, juntos, trabalham uma forma eficaz de combate a obesidade.

Assessoria de Comunicação: Joyce Hauschild - Jornalista DRT 854/98