Reganho de peso

Ganho de peso após cirurgia bariátrica. O que fazer?

Precisa-se de uma abordagem individualizada.Normalmente o reganho de peso está associado a compulsões por carboidratos ou bebidas alcoólicas, ansiedade severa ou sedentarismo. Raramente o reganho de peso está associado a alguma complicação cirúrgica, tais como: câmara gástrica dilatada, problemas ou complicações com anéis, fístulas gástricas, entre outras, que as vezes necessitam de abordagem médica por endoscopia ou cirúrgica.

O que é tratamento endoscópico para reganho de peso?

É um novo método de tratamento para pacientes que fizeram cirurgia bariátrica no passado e voltaram a ganhar peso, através de endoscopia sob sedação. Aplica-se um laser chamado argônio na anastomose (nova comunicação realizada na cirurgia de bypass entre o pequeno estômago e intestino delgado).

Como funciona o laser para reganho de peso?

A aplicação do argônio por endoscopia promove uma queimadura na região da anastomose, que após a cicatrização resulta num fechamento parcial do canal de comunicação entre a pequena câmara gástrica e o intestino, na cirurgia de bypass. O que leva a uma saciedade mais precoce e sucessivamente a perda de peso.

Este tratamento endoscópico com laser pode ser realizado várias vezes?

Alguns estudos vem demonstrando que normalmente são necessárias 3 sessões de argônio, dependendo do calibre para se chegar próximo do ideal, onde determina lentidão pra passagem da comida, do estômago para o intestino, fazendo com que seja obtido saciedade precoce e por consequência, a perda de peso.

Este tratamento com laser de argônio tem riscos?

Foram descritos casos de sangramento, anemia, dor e estenose após esse procedimento, mas são considerados raros. A oportunidade de uma nova chance de perda de peso significativa com um procedimento de baixo risco, podendo evitar uma cirurgia mais complexa, são fatores que levam muitos pacientes a aderir este tratamento.

Qual o resultado que posso esperar deste tratamento com laser?

Por se tratar de um problema complexo, com tipos distintos de causas de reganho de peso, os resultados são imprevisíveis. Em média os pacientes tem perdido de 3 a 5% de perda de peso total por sessão, o que resulta em média, numa perda de peso total de 12 a 20%.Deve-se ressaltar a importância da equipe multidisciplinar que irá tratar o paciente, reorientação de dieta, tratamento psicológico da ansiedade e reinserção em programas de atividade física regular para os melhores resultados possíveis.